segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Rotação de culturas e Ciclo do nitrogênio


  1. SIMULADO - Técnica usada para deixar o solo mais fértil sem o uso de adubos químicos:
    a) rotação de culturas
    b) plantações em curvas de nível
    c) adubação química
    d) irrigação
    e) drenagem
  2. UNICAMP - Johanna Dobereiner é uma agrônoma cujas pesquisas no Brasil com bactérias associadas a plantas resultaram em uma economia de milhões de reais devido à redução na quantidade de adubo utilizada na última safra de soja.
    a) Qual o nutriente que está sendo suprido por essas bactérias? # O Nitrogênio
    b) Considerando o ciclo desse nutriente, explique como ele retorna à atmosfera. # Ele retorna à atmosfera através da ação desnitrificante, efetuada pelas bactérias, através da decomposição dos seres vivos.
    c) Em que órgão da planta ocorre associação com bactérias? # Nas raízes.
                
  3. UEL - Na região Norte do Paraná muitas áreas estão sendo ocupadas por culturas de milho e de trigo.Essas culturas têm provocado desgaste do solo.
    Para evitar esse desgaste, os agricultores adotam o rodízio de culturas, prática na qual se alterna o plantio do milho e do trigo com o da soja.
    Essa prática agrícola pode incorporar nutrientes ao solo porque a soja possui em suas raízes bactérias fixadoras de: 
    a) Oxigênio.
    b) Carbono 
    c) Fósforo.
    d) Cálcio.
    e) Nitrogênio.
  4. PUCCAMP - Leguminosas, como a soja, são cultivadas com diversas finalidades. Uma delas deve-se à sua importância no ciclo do nitrogênio (N2) uma vez que, em suas raízes, instalam-se bactérias que
    a) fixam o gás nitrogênio do ar.
    b) transformam amônia em nitritos.
    c) enriquecem o solo em amônia.
    d) transformam nitritos em nitratos.
    e) eliminam N2 para o solo.
  5. UEM – Os agricultores interferem no ciclo do nitrogênio com o objetivo de obterem maior produtividade das culturas. O cultivo de plantas leguminosas que abrigam, nas suas raízes, bactérias do gênero Rhizobium leva ao aumento de nitrogênio no solo. Considerando o ciclo e as funções do nitrogênio, assinale a alternativa incorreta.
    a) O uso de leguminosas para aumentar a fertilização do solo é um
    método conhecido como adubação verde.
    b) As bactérias do gênero Rhizobium realizam a fixação do N2 atmosférico, transformando-o em proteínas no processo chamado fixação biológica.
    c) O nitrogênio é componente de enzimas do metabolismo das plantas e dos animais.
    d) O nitrogênio, juntamente com o magnésio, participa da molécula de clorofila.
    e) Nos organismos vivos, o nitrogênio é constituinte dos aminoácidos e das proteínas das células.
  6. UFRS - A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho...) e o de leguminosas (soja, feijão...), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a esta afirmativa, é correto supor que
    a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas.
    b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados.
    c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo.
    d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo.
    e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.
  7. UFU - Certos agricultores costumam plantar alternadamente culturas de plantas não leguminosas e leguminosas. Por exemplo, após cultivarem milho em uma região, optam por plantar feijão. Outros cultivam plantas leguminosas, deixando-as apodrecerem no campo. Com relação ao exposto, responda às questões abaixo.
    a) Qual é a importância das plantas leguminosas para o solo? # O plantio de leguminosas enriquece o solo com nitrogênio, pois em suas raízes existem bactérias que realizam a fixação biológica desse elemento.
    b) Qual é a denominação das técnicas utilizadas pelos agricultores no primeiro e segundo exemplos, respectivamente? # Rotação de culturas e adubação verde.    
  8. UFRRJ - Sabe-se que o nitrogênio é vital na produção de proteínas. Embora o ar atmosférico seja constituído de 78% de nitrogênio, este gás não pode ser usado por plantas e animais diretamente na forma gasosa.
    a) De que forma o nitrogênio pode ser absorvido e quais os organismos que contribuem para a sua transformação? # Principalmente na forma de nitratos; Bactérias.
    b) Por que uma das culturas utilizadas de forma intercalada é uma leguminosa? Explique a importância da rotação de culturas. # As leguminosas apresentam associadas em suas raízes bactérias fixadoras de nitrogênio à condição de nitratos. Assim enriquecem o solo com este composto, tornando-o mais fértil.
  9. FAAP - É normal, na agricultura, fazer rotação de culturas vegetais, alternando leguminosas (feijão, soja) com outro tipo de plantação. Este procedimento ocorre devido a:
    a) as leguminosas recuperam o prejuízo do agricultor
    b) as leguminosas evitam a erosão do solo
    c) as leguminosas têm a capacidade de fixar carbono no solo, deixando-o mais fértil
    d) as leguminosas apresentam bactérias associadas às suas raízes que fixam nitrogênio no solo, deixando-o mais fértil
    e) as leguminosas impedem o aparecimento de substâncias tóxicas no solo
  10. FCC - Geralmente, os fazendeiros não usam adubos nitrogenados nos campos em que cultivam leguminosas porque estas:
    a) Não necessitam de nitrogênio para crescer.
    b) Associam-se a bactérias nitrificantes.
    c) Fixam amônia do ar.
    d) Fixam nitratos do solo.
    e) Transformam nitritos em nitratos.
  11. UNIRIO - As chamadas bactérias fixadoras das raízes de certas leguminosas são úteis à agricultura porque atuam sobre o solo, contribuindo para:
    a) aumentar a acidez.
    b) facilitar o arejamento.
    c) revolver a terra.
    d) enriquecê-lo com sais nitrogenados.
    e) eliminar o humo.
  12. PUCRIO - Johanna Dobereiner foi uma pesquisadora pioneira no Brasil, que correlacionou a maior produção de biomassa vegetal em leguminosas com a presença de nódulos em suas raízes. Essas estruturas estão relacionadas a que processo a seguir descrito?
    a) Denitrificação.
    b) Fixação de N2.
    c) Fixação do CO‚
    d) Respiração das raízes.
    e) Amonificação.             
  13. UFRRJ - A fixação do nitrogênio tem sido desenvolvida no Brasil, desde 1950, na empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) por um grupo coordenado pela pesquisadora Johanna Dobereiner, propiciando ao país uma economia anual de US$ 1 bilhão em fertilizantes.
    Um método que ajuda a preservar a fertilidade dos solos cultivados é a rotação de culturas. Explique por que, em geral, há uma leguminosa entre as espécies que participam da rotação de culturas.
  14. CEFETSP - Em agricultura, é amplamente utilizado o plano de rotação de culturas, onde diferentes espécies vegetais são sucessivamente cultivadas em um mesmo terreno. Nesse processo, muitas vezes, são cultivadas as leguminosas, pois estas plantas se associam:
    a) Bactérias e enriquecem o solo de compostos sulfurosos.
    b) Bactérias e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
    c) Fungos e enriquecem o solo de compostos nitrogenados.
    d) Nemátodos e enriquecem o solo de compostos fosforados.
    e) Bactérias que tornam suas raízes fasciculadas, atenuando o efeito da erosão.
  15. UFPE - Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
    a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
    b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
    c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
    d) Os liquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
    e) Rhizobium é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.
  16. UFSCAR - O plantio de leguminosas entre outras plantas de cultura e sua posterior incorporação ao solo é importante porque:
    I - diminui a erosão do solo.
    II- permite a fixação do nitrogênio do ar.
    III- contribui com nutrientes para o solo.
    Pode-se afirmar quanto às alternativas acima que:
    a) II e III são corretas, mas I é incorreta.
    b) I é correta, mas II e III incorretas.
    c) As três são corretas.
    d) As três são incorretas.
    e) II é correta, mas I e III incorretas.
  17. UFMT - Na recuperação de áreas degradadas por atividades garimpeiras, através da vegetação, têm sido utilizadas as leguminosas em função de sua eficiência na fixação do nitrogênio. Sobre o assunto, analise as afirmações.
    (0) As bactérias do gênero Rhizobium desempenham o papel de fixa -
    doras no ciclo do nitrogênio, por isso a eficiência das leguminosas em
    relação ao nitrogênio.
    (1) A relação entre leguminosas e bactérias é um caso de comensalismo.
    (2) Uma vez liberado para o meio, o íon nitrito é oxidado também por
    ação de bactérias e transformado em nitrato (NO3), sem liberação de energia.
    (3) Certas bactérias e algas azuis conseguem utilizar N2 atmosférico.
    Itens verdadeiros: ________________________________
    Itens falsos: ______________________________________
    # Itens verdadeiros: 0 e 3 Itens falsos: 1 e 2
  18. FUVEST - A associação de bactérias do gênero Rhizobium com raízes de plantas leguminosas possibilita a:
    a) fixação de nitrogênio.
    b) transformação de amônia em nitritos.
    c) eliminação de gás carbônico.
    d) eliminação de nitrogênio.
    e) decomposição de tecidos mortos.
  19. UECE - Como consequência de práticas de cultivo inadequadas, ocorrem alterações ambientais que resultam na perda de nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas. Para minimizar esta perda, é recomendado o plantio de leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio no solo. Assinale a alternativa que contém o tipo de interação entre espécies que está envolvida nesta relação.
    a) Mutualismo
    b) Competição
    c) Parasitismo
    d) Amensalismo

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