segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Adubação verde e Ciclo do nitrogênio

  1. SIMULADO - O que é a Adubação verde? # Trata-se de uma técnica agrícola que consiste basicamente na utilização de plantas como fontes de adubo. Enterradas no solo, essas plantas fornecem, após a decomposição, sais minerais diversos para a cultura que aí deverá se desenvolver.  
  2. SIMULADO - A adubação verde é recomendada, por exemplo, nas regiões tropicais e subtropicais, onde os adubos sintéticos podem ser arrastados facilmente pela água das chuvas. O adubo verde é decomposto lentamente e ainda atua como uma camada protetora do solo. Qual a vantagem em se usar uma leguminosa como adubo verde nessas regiões? # Essa técnica permite o enriquecimento do solo com sais nitrogenados. 
  3. SIMULADO - A Adubação Verde pode ser realizada com diversas espécies vegetais, porém há a preferência pelas leguminosas. Por que? # Isto porque elas estão consagradas por inúmeras vantagens, dentre as quais, destaca-se a sua capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera por simbiose. 
  4. SIMULADO - Existem várias formas para repor os nutrientes no solo. Uma é a adubação direta, outra é a adubação verde, cuja técnica utiliza principalmente leguminosas em rotação, sucessão ou consorciação com a cultura principal. O que é adubação verde? # É a fertilização do solo por plantas leguminosas. É uma prática agrícola milenar de rotação de culturas, cujo objetivo é melhorar a capacidade produtiva do solo. 
  5. SIMULADO - As principais técnicas de adubação verde são as culturas consorciadas e a rotação de culturas. Como funcionam as culturas consorciadas? # Nas culturas consorciadas, leguminosas e não leguminosas são plantadas juntas, enquanto na rotação de culturas, as leguminosas são alternadas com as não leguminosas. 
  6. SIMULADO - Quais são as vantagens em empregarmos a técnica da adubação verde? # Ela é vantajosa, porque além da fixação biológica do nitrogênio pelas leguminosas, aumentando a matéria-prima para aminoácidos e proteínas, provoca um aumento da quantidade de matéria orgânica no solo. Além disso, as espécies usadas como adubo verde não só protegem o solo do excesso de calor, conservando a umidade, pois evitam a evaporação excessiva, como também servem de alimento para os animais de criação. 
  7. SIMULADO - Quando se usa uma leguminosa como adubo verde, essa técnica permite o enriquecimento do solo com __________. Dentre as plantas que podem ser empregadas como adubos verdes, destacam-se as leguminosas. Nelas encontram-se bactérias do gênero Rhizobium que são fixadoras de __________ e se associam a vegetais da família das leguminosas. Leguminosas, como o feijão-de-porco, recobrem a superfície livre do solo, impedindo a instalação de plantas invasoras e, também, evitando a erosão. Outras leguminosas utilizadas na adubação verde são a mucuna preta e o guandu. # sais nitrogenados; nitrogênio 
  8. SIMULADO - Os agricultores brasileiros têm aumentado a produtividade, beneficiados pela adubação verde. Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas nas empresas públicas e universidades brasileiras para auxiliá-los. Como é feita a melhoria do solo pela adubação verde? # É feita através da adição de material orgânico não decomposto de plantas cultivadas exclusivamente para este fim, que são manejadas antes de completarem o ciclo vegetativo. 
  9. UFPB - Um agricultor tinha uma plantação de milho com baixo desenvolvimento e pediu o apoio de um engenheiro agrônomo, que diagnosticou a falta de sais de nitrogênio no solo. Para corrigir o problema, o engenheiro agrônomo sugeriu que fossem plantadas, entre o milho doente, várias fileiras de leguminosas.
    a) Que característica peculiar às leguminosas levou o engenheiro agrônomo a recomendar seu plantio? # A característica peculiar é que as leguminosas associam-se com as bactérias capazes de fixar gás nitrogênio da atmosfera.
    b) De que forma a plantação de leguminosas poderia corrigir a falta de nitrogênio no solo? # As leguminosas associam-se com as bactérias do gênero Rhizobium, que se instalam em suas raízes e fixam gás nitrogênio da atmosfera. Esse gás é transformado em nitratos, que são em parte, utilizados pelas leguminosas na confecção de moléculas orgânicas diversas, como proteínas, as leguminosas atuam como adubo verde, aumentando a disponibilidade de sais nitrogenados no solo.  
  10. UFU - Certos agricultores costumam plantar alternadamente culturas de plantas não leguminosas e leguminosas. Por exemplo, após cultivarem milho em uma região, optam por plantar feijão. Outros cultivam plantas leguminosas, deixando-as apodrecerem no campo. Com relação ao exposto, responda às questões abaixo.
    a) Qual é a importância das plantas leguminosas para o solo? # O plantio de leguminosas enriquece o solo com nitrogênio, pois em suas raízes existem bactérias que realizam a fixação biológica desse elemento.
    b) Qual é a denominação das técnicas utilizadas pelos agricultores no primeiro e segundo exemplos, respectivamente? # Rotação de culturas e adubação verde. 
  11. UNICAMP - Johanna Dobereiner é uma agrônoma cujas pesquisas no Brasil com bactérias associadas a plantas resultaram em uma economia de milhões de reais devido à redução na quantidade de adubo utilizada na última safra de soja.
    a) Qual o nutriente que está sendo suprido por essas bactérias? # O Nitrogênio
    b) Considerando o ciclo desse nutriente, explique como ele retorna à atmosfera. # Ele retorna à atmosfera através da ação desnitrificante, efetuada pelas bactérias, através da decomposição dos seres vivos.
    c) Em que órgão da planta ocorre associação com bactérias? # Nas raízes   
  12. UFPB- Um agricultor tinha uma plantação de milho com baixo desenvolvimento e pediu o apoio de um engenheiro agrônomo, que diagnosticou a falta de sais de nitrogênio no solo. Para corrigir o problema, o engenheiro agrônomo sugeriu que fossem plantadas, entre o milho doente, várias fileiras de leguminosas.
    a) Que característica peculiar às leguminosas levou o engenheiro agrônomo a recomendar seu plantio? # A característica peculiar é que as leguminosas associam-se com as bactérias capazes de fixar gás nitrogênio da atmosfera.
    b) De que forma a plantação de leguminosas poderia corrigir a falta de nitrogênio no solo? # As leguminosas associam-se com as bactérias do gênero Rhizobium, que se instalam em suas raízes e fixam gás nitrogênio da atmosfera. Esse gás é transformado em nitratos, que são em parte, utilizados pelas leguminosas na confecção de moléculas orgânicas diversas, como proteínas, as leguminosas atuam como adubo verde, aumentando a disponibilidade de sais nitrogenados no solo.  
  13. UFRJ - A agricultura depende, depois de certo tempo, do uso de fertilizantes ou adubos, ao contrário do que ocorre na floresta natural. Baseado no conhecimento do ciclo da matéria na natureza, explique a razão dessa diferença. # Na natureza existem diversas espécies que retiram diferentes tipos de elementos químicos dos extratos geológicos, utilizam e depois devolvem. Com sua morte a decomposição recicla esses nutrientes e permite a manutenção dos componentes no solo. Já na agricultura o ser humano utiliza sempre um mesmo tipo de planta que retira sempre o mesmo tipo de nutriente do solo, não revigorando o solo com nutrientes, uma vez que eles são retirados do solo pelo homem para seu consumo e não sofrem decomposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário