segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ciclo do fósforo



  1. UNIOESTE - Relativo aos ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar que
    (01) o ciclo do nitrogênio não envolve microorganismos e sua principal reserva encontra-se na água.
    (02) a decomposição de esqueletos e conchas constitui parte do ciclo do cálcio na natureza.
    (04) bactérias do gênero Rhizobium são muito importantes no ciclo do fósforo.
    (08) no ciclo do carbono, a forma inorgânica do gás carbônico é transformada em orgânica na fotossíntese.
    (16) o ciclo do nitrogênio compreende a transformação do N2 atmosférico em nitratos que são assimilados pelas plantas.
    (32) os sais de fósforo não passam aos animais através das cadeias alimentares, o que permite o não estabelecimento do ciclo do fósforo. 
    # F V F V V F   
  2. UFRRJ - Observe o ciclo representado a seguir.

    Sobre esse ciclo, pode-se afirmar que
    a) ao contrário de ciclos como o da água, o ciclo do fósforo não tem envolvimento da atmosfera.
    b) a partir do fosfato, os vegetais sintetizam compostos inorgânicos, como os ácidos nucleicos.
    c) as aves marinhas não desempenham papel importante na restituição do fósforo marinho para o ambiente terrestre.
    d) o fosfato é levado de volta ao solo através da respiração dos animais.
    e) ao contrário do que acontece com o cálcio, o fósforo não tende a se acumular no mar. 
  3. UFRJ - A descarga de esgoto e de fertilizantes agrícolas leva a um aporte de grandes quantidades de fósforo e nitrogênio nos oceanos. A abundância destes nutrientes favorece a multiplicação do fitoplâncton (algas) existente nas águas superficiais. Os organismos do fitoplâncton têm vida curta e, depois de mortos, acumulam-se no fundo dos oceanos, onde são lentamente decompostos. As regiões profundas dos oceanos apresentam, em geral, uma baixa disponibilidade de oxigênio dissolvido. Se houver acúmulo de grandes quantidades de restos de fitoplâncton, o teor de oxigênio dissolvido torna-se ainda mais baixo nestas regiões, que passam a ser denominadas de "zonas mortas".
    Explique por que o acúmulo de matéria orgânica contribui para a redução dos níveis de oxigênio dissolvido nas "zonas mortas".  # A grande quantidade de matéria orgânica acumulada favorece a multiplicação de bactérias decompositoras aeróbicas que consomem o pouco oxigênio dissolvido disponível em regiões profundas. 
  4. UEPG - Na natureza, átomos como os de nitrogênio, hidrogênio, carbono e oxigênio não são criados ou destruídos, nem transformados uns nos outros. A matéria que constitui os componentes dos ecossistemas é constantemente reciclada. Fala-se então de ciclo da matéria ou ciclos biogeoquímicos. Sobre este tema, assinale o que for correto.(01) Nos ciclos biogeoquímicos, a atividade dos decompositores é fundamental. Eles degradam os restos dos animais e vegetais, devolvendo ao solo a água e ao ar os materiais que constituem esses restos, que podem então ser reutilizados.
    (02) Quatro categorias de bactérias participam do ciclo de nitrogênio: fixadoras, decompositoras, nitrificantes e desnitrificantes.
    (04) As leguminosas são capazes de absorver, pelas folhas, nitrogênio atmosférico, a partir do qual sintetizam nitratos.
    (08) Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos - carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos - apresentam átomos de carbono em sua composição.
    (16) O fósforo, um dos elementos que circulam nos ecossistemas, é de grande importância para a vida. Ele faz parte dos ácidos nucleicos, do ATP e dos fosfolipídios, além de constituir, nos animais, um componente mineral dos ossos e dos dentes.
    1 +2 + 8 +16 = 27 
  5. CESGRANRIO - Imagine um planeta em cuja litosfera houvesse ausência de fósforo, mas em que os demais elementos estivessem presentes como no início da vida na Terra. Neste planeta formas diferentes de vida irão surgir. Dentre as macromoléculas biológicas citadas a seguir, tais como conhecemos, a que NÃO teria que ser reinventada é a do:
    a) fosfolipídeo.
    b) glicídeo.
    c) RNA.
    d) DNA.
    e) ATP. 
  6. UnB - No lago Paranoá, em Brasília, 90% dos peixes são tilápias, peixes de origem africana que se reproduzem quatro vezes ao ano, comem de tudo e eliminam, pela urina, fósforo que serve de alimento para algas, cuja abundância deixa as águas do lago com cor esverdeada. Muitas toneladas de tilápias têm sido retiradas do lago Paranoá e doadas para instituições de caridade. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
    (1) A eliminação de grandes quantidades de fósforo pelos peixes leva ao aumento da taxa de oxigênio dissolvido na água do lago Paranoá.
    (2) Por serem de origem africana, as tilápias adaptam-se mal ao lago Paranoá.
    (3) A contínua retirada de grandes quantidades de tilápias pode levar à eutrofização do lago Paranoá.
    (4) A água de lagos eutrofizados é adequada para o consumo e o lazer humanos.
    # F F F F 
  7. FGV - "Burca faz mal à saúde". Um grupo de cientistas marroquinos concluiu que a burca - vestimenta que cobre o corpo das mulheres de alto a baixo - é um fator de risco para a osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos principalmente em mulheres mais idosas. (...) Segundo o estudo, isso acontece porque o véu impede que a pele receba a luz do Sol, (...)
    ("Época", 26.06.2006)
    Sobre o fato noticiado, foram feitas as seguintes afirmações:
    I. A luz do Sol é fundamental para que o organismo sintetize todas as vitaminas necessárias para suas atividades metabólicas, dentre elas a vitamina D.
    II. Na pele humana existe uma substância, derivada do colesterol, que em presença de raios ultravioletas do Sol converte-se em vitamina D, que é absorvida pela pele. A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, que contribuem para a rigidez dos ossos.
    III. Vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina D, podem ser transportadas pelos líquidos corporais e não são armazenadas em grande quantidade pelo organismo. Desse modo, como a vestimenta promove uma maior taxa de transpiração, favorece a eliminação da vitamina D.
    IV. Para minimizar os efeitos do uso constante da burca, seria aconselhável que essas mulheres suplementassem sua dieta com laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.
    São corretas as afirmações
    a) I, II, III e IV.
    b) I, II e III, apenas.
    c) II e IV, apenas.
    d) II e III, apenas.
    e) I e IV, apenas.
  8. FUVEST - Além da sustentação do corpo, são funções dos ossos:
    a) armazenar cálcio e fósforo; produzir hemácias e leucócitos.
    b) armazenar cálcio e fósforo; produzir glicogênio.
    c) armazenar glicogênio; produzir hemácias e leucócitos.
    d) armazenar vitaminas; produzir hemácias e leucócitos.
    e) armazenar vitaminas; produzir proteínas do plasma. 
  9. ENEM - Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortalidade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.
    Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?
    A) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio.
    B) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos.
    C) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton.
    D) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura.
    E) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.
    COMENTÁRIO: Com o acúmulo de sais de nitrogênio e fósforo na água ocorre o fenômeno conhecido como eutrofização, que se caracteriza pelo aumento das populações dos organismos fitoplanctônicos. Como consequência, haverá um aumento na demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e a morte de formas aeróbicas, como os peixes.  
  10. CESGRANRIO - Suponha que exista uma floresta na qual todo o fósforo esteja em plantas. Analise, então, as conseqüências esperadas do desmatamento desta floresta enumeradas a seguir.
    I - As comunidades de plantas não conseguiriam recuperar-se.
    II - O solo se tornaria inadequado para o plantio.
    III - As bactérias liberariam mais fosfatos.
    Está(ão) correta(s):
    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) I e II, apenas.
    d) I e III, apenas.
    e) II e III, apenas. 
  11. PUCCAMP - O fósforo branco P4 é tão reativo que deve ser guardado em água para não se inflamar espontaneamente:
    P4 + 5O2  -> P4O10 + calor.
    O fósforo vermelho, muito mais seguro, encontra-se na lixa da caixinha de fósforos. Quando riscado, transforma-se em P4 que pega fogo.
    O calor gerado inicia a reação entre as substâncias presentes na cabeça do palito. A reação global é:
    P4 + 5O2 + 3S + 2KC O3  ->  P4O10 + 3SO2 + 2 KC + calor
    Adaptado de Luis Fernando Pereira. "Folha de S. Paulo". 10/06/2004.
    O fósforo (P) é um importante nutriente para as plantas. Isso porque ele é componente de moléculas orgânicas como as de
    a) DNA.
    b) glicídeos.
    c) celulose.
    d) ácidos graxos.
    e) sacarose. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário