segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ciclo do enxofre


  1. ENEM O esquema representa o ciclo do enxofre na natureza, sem considerar a intervenção humana.

    O ciclo representado mostra que a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera,
    naturalmente,
    I. são poluídas por compostos de enxofre. 
    II. são destinos de compostos de enxofre. 
    III. transportam compostos de enxofre. 

    IV. são fontes de compostos de enxofre. 
    Dessas afirmações, estão corretas, apenas, 
    (A) I e II. 
    (B) I e III. 
    (C) II e IV. 
    (D) I, II e III. 
    (E) II, III e IV  
  2. UFALO dióxido de enxofre (SO2), produto tóxico liberado na atmosfera a partir da queima industrial de combustíveis, está relacionado diretamente com
    a) destruição da camada de ozônio.
    b) a formação da chuva ácida.
    c) a inversão térmica.
    d) o efeito estufa.
    e) a eutrofização. 
  3. UFRN - Professor Astrogildo explicou aos alunos que a vegetação rasteira, na área em torno da mineração, não podia ser efeito apenas da deposição de poeira, porque esta era removida das folhas quando chovia. Ele disse também que algum poluente, resultante da grande movimentação de máquinas com motores que utilizavam derivados do petróleo, poderia haver contribuído para aquele efeito. Esse poluente seria o
    a) dióxido de carbono.
    b) dióxido de enxofre.
    c) óxido de mercúrio.
    d) óxido de ferro. 
  4. ENEM - 2001 - Algumas atividades humanas interferiram significativamente no ciclo natural do enxofre, alterando as quantidades das substâncias indicadas no esquema. Ainda hoje isso ocorre, apesar do grande controle por legislação.
    Pode-se afirmar que duas dessas interferências são resultantes da 
    (A) queima de combustíveis em veículos pesados e da produção de metais a partir de sulfetos metálicos.
    (B) produção de metais a partir de óxidos metálicos e da vulcanização da borracha. 
    (C) queima de combustíveis em veículos leves e da produção de metais a partir de óxidos metálicos.
    (D) queima de combustíveis em indústria e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.
    (E) vulcanização da borracha e da obtenção de matérias-primas a partir da água do mar.  
  5. ENEM  - Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). 
    Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: 
    I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar. 
    II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. 
    III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.
    Dessas afirmativas está(ão) correta(s): 
    a) I, apenas. 
    b) III, apenas. 
    c) I e II, apenas. 
    d) II e III, apenas. 
    e) I e III, apenas. 
  6. UFFUma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento indiscriminado, mudou o combustível de seus altos-fornos, substituindo carvão vegetal por carvão mineral. Após algum tempo ocorreram alterações ecológicas graves em um lago próximo, observando-se, até mesmo, a morte de peixes. Tais ocorrências observadas são conseqüência: 
    a) da diminuição de resíduos orgânicos na água do lago, o que acarreta menor demanda bioquímica de oxigênio (DBO); 
    b) do aquecimento de água do lago promovido pela maior formação de dióxido de carbono na combustão (efeito estufa); 
    c) da formação de ácido clorídrico na água do lago a partir de produtos liberados na combustão, levando à diminuição do pH; 
    d) do acúmulo, na água do lago, de elementos minerais derivados do combustível utilizado, tais como, selênio e chumbo; 
    e) da formação de ácido sulfúrico na água do lago a partir de óxidos de enxofre liberados na combustão. 
  7. ENEM  - À produção industrial de celulose e de papel estão associados alguns problemas ambientais. Um exemplo são os odores característicos dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoção da lignina da principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras celulósicas que formam o papel: a madeira. É nos estágios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indústrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na água industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas indústrias de papel, não são biodegradáveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alterações genéticas.
    Celênia P. Santos et al. "Papel: como se fabrica?" In: "Química nova na escola", n¡. 14, nov./2001, p. 3-7 (com adaptações).
    Para se diminuírem os problemas ambientais decorrentes da fabricação do papel, é recomendável
    a) a criação de legislação mais branda, a fim de favorecer a fabricação de papel biodegradável.
    b) a diminuição das áreas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obtenção de fibras celulósicas.
    c) a distribuição de equipamentos de desodorização à população que vive nas adjacências de indústrias de produção de papel.
    d) o tratamento da água industrial, antes de retorná-la aos cursos d'água, com o objetivo de promover a degradação dos compostos orgânicos solúveis.
    e) o recolhimento, por parte das famílias que habitam as regiões circunvizinhas, dos resíduos sólidos gerados pela indústria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo.  
  8. ENEM - À produção industrial de celulose e de papel estão associados alguns problemas ambientais. Um exemplo são os odores característicos dos compostos voláteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoção da lignina da principal matéria-prima para a obtenção industrial das fibras celulósicas que formam o papel: a madeira. É nos estágios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indústrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sódio reagem com a lignina residual, levando à formação de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na água industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas indústrias de papel, não 
    são biodegradáveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alterações genéticas. 
    Celênia P. Santos et al. Papel: como se fabrica? In: Química nova na escola, n.° 14, nov./2001, p. 3-7 (com adaptações). 
    Para se diminuírem os problemas ambientais decorrentes da fabricação do papel, é recomendável 
    (A) a criação de legislação mais branda, a fim de favorecer a fabricação de papel biodegradável. 
    (B) a diminuição das áreas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obtenção de fibras celulósicas. 
    (C) a distribuição de equipamentos de desodorização à população que vive nas adjacências de indústrias de produção de papel. 
    (D) o tratamento da água industrial, antes de retorná-la aos cursos d’água, com o objetivo de promover a degradação dos compostos orgânicos solúveis. 
    (E) o recolhimento, por parte das famílias que habitam as regiões circunvizinhas, dos resíduos sólidos gerados pela indústria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo. 

Um comentário: